Slides

13992 historia do_brasil_2013-01-14_210135

Description
1. UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRIA 3ª SÉRIE - 2012/1 1. Curso: Curso: Missão do curso: Perfil…
Categories
Published
of 5
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRIA 3ª SÉRIE - 2012/1 1. Curso: Curso: Missão do curso: Perfil profissiográfico: HISTÓRIA Missão do Curso: Contribuir com o desenvolvimento sustentável regional, através de sólida formação teórico-metodológica de profissionais que atuem no campo da educação, eticamente comprometidos com o desenvolvimento humano, a produção do conhecimento e com o Ser sujeito da própria História. De modo geral, com base no PDI e nos PPC s dos cursos de licenciatura, construídos a partir do posicionamento dos professores no ano de 2004, propõe-se que o profissional licenciado na Univille esteja capacitado para: · Desenvolver compreensão rigorosa das abordagens e métodos envolvidos na produção e comunicação dos saberes em sua área de conhecimento, incluindo as tecnologias da informação; ·Desempenhar a função de educador, fundamentado em uma sólida formação humanística em que a ética, a cidadania e o compromisso com a diversidade, o meio ambiente, e com o ensino e aprendizagem, sejam os parâmetros do seu trabalho; ·Interferir no contexto social, através da posição e implementação de alternativas teórico-práticas no seu campo de atuação e , ao mesmo tempo, através do envolvimento da realidade que o cerca considerando a multidimensionalidade do trabalho pedagógico; ·Planejar, executar e avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão criando condições de inovação em sua área de atuação; ·Apresentar senso crítico frente à realidade sócio-cultural; ·Perceber-se como profissional da educação (identidade na docência) 2. Dados de Identificação Períiodo letivo: Disciplina: 2012/1 HISTÓRIA DO BRASIL
  • 2. Professor: Carga horária: ARSELLE DE ANDRADE DA FONTOURA 144 Série ou Semestre: 3 3. Ementa da disciplina A formação do Estado Nacional. A Regência e as revoltas. O segundo Império: estrutura econômica e social. A Política externa. A escravidão, e o processo abolicionista. A imigração européia séc. XIX para Santa Catarina. O Império na sala de aula. 4. Importância da disciplina na formação do egresso: (Justificativa) Esta disciplina é importante para a formação do egresso, pois possibilita que ele conheça de maneira ampla diferentes leituras e abordagens sobre a História do Brasil oitocentista que contribuirão na sua atuação profissional 5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para a formação do egresso) Discutir a sociedade brasileira, durante o Império, evidenciando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais existentes, assim como algumas interpretações historiográficas referentes ao período. 6. Objetivos específicos (prever o desdobramento das ações/procedimentos para alcançar objetivo geral) - Analisar o processo de emancipação política do Brasil; - Estudar o período regencial enfatizando as diversas revoltas populares no período; - Dar visibilidade ao cotidiano da sociedade brasileira durante o período imperial; - Discutir a escravidão e o processo abolicionista; - Analisar o processo imigratório do século XIX. - Problematizar o advento da república. - Desenvolver atividades relacionadas ao ensino de história do Brasil. 7. Descrever proposta(s) de integração curricular (Propor, pelo menos, uma atividade pedagógica que envolva outras disciplinas, cursos, campo de trabalho) Pretende-se realizar atividade em conjunto com a disciplinas de Teoria e América III. 8. Unidades e Tópicos
  • 3. Número de Aulas Nome Tópicos Procedimentos e ensino/aprendizagem Atividades de Avaliação 50 A construção do Estado Nacional O processo de independência e suas Aulas expositivas/dialogadas implicações Leitura de textos Apresentação de trabalhos 2. A Regência e maioridade Apresentação e debate de Filmes Avaliação escrita (produção de texto e prova) Apresentação de trabalhos 20 A Sociedade do Brasil escravista Um olhar sobre o cotidiano Produção de textos Seminários Oficinas Relatórios A escravidão e o processo de abolição O processo imigratório: o sonho e a realidade 30 O Advento da República Nenhum adicionado. 44 As fontes para o ensino e a pesquisa do Documentos escritos: manuscritos e Brasil oitocentista impressos. Aula Expositiva/dialogada Seminários Analise de imagens Seminários Analise de imagens oficinas Aula expositiva Debate Este tópico será abordado no decorrer das unidades 1 e 2. Iconografia: fotografias, pinturas, desenhos e filmes. Prova Apresentação de trabalhos Produção de textos Apresentação de trabalhos Relatórios A literatura Cultura material: arquitetura, mobiliário, utensílios 9. Referências básicas = três exemplares para cada referência, conforme projeto do curso. 10. Referências Complementares ALENCASTRO, Luiz Felipe de.(org.) História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia das Letras, 1997. (História da Vida Privada no Brasil, 2) CARVALHO, José Murilo de. 1. A construção da ordem e 2. Teatro de Sombras. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. ______ . A Formação das almas. São Paulo, 1990 COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república. Momentos decisivos. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
  • 4. FAORO, Raymundo. Existe um pensamento político brasileiro? São Paulo: Àtica, 1994. ______. Os donos do poder. Formação do patronato político brasileiro. 4a ed. Porto Alegre: Globo, 1977. vs 1 e 2 HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira. 3a ed. São Paulo: DIFEL, 1983. Tomo II vs 1 a 5 COMPLEMENTAR AZEVEDO, Célia Marinho. Onda Negra Medo Branco. O negro no Imaginário das Elites no século XIX. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. BERBEL, Márcia. A nação como artefato. São Paulo: HUCITEC/FAPESP, 1999. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981. _____. Teatro de Sombras. A Política Imperial. São Paulo: Vértice; Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 1988. 1978. COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977. _____. Da Senzala à Colônia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1966. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1966. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956. _____. História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Monárquico. São Paulo: Difusão Européia do Livro. 1972. MATTOSO. Kátia. Ser Escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990. MOTA, Carlos Guilherme. Viagem incompleta. São Paulo: SENAC e SESC, 2000. _____. Brasil em Perspectiva, São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968. NOVAIS, Fernando e MOTA, Carlos Guilherme. A Independência Política do Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1996.
  • 5. _____. (coord.) História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1969. SCHWARCZ, Lilia. As barbas do imperador: D.Pedro II, um monarca nos trópicos. São Faulo: Companhia das Letras, 1998. 11. Observações Este programa foi definido a partir do programa da professora Sandra Guedes, titular da disciplina e está sujeito a alterações. "Sujeito a mudanças ao longo do período letivo de acordo com o andamento das atividades didático pedagógicas." ___________________________________________________ Dimensionar o número de aulas previstas de acordo com o Calendário Letivo da UNIVILLE
  • We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks