Slides

A corrente neocognitivista e a cibercultura

Description
1. Renata Barbosa Ferreira – ANosa214 Informatica Educativa I NTEM - 2015 2.  A corrente neocognivistas e a cibercultura 3.  O que é o construtivismo …
Categories
Published
of 13
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. Renata Barbosa Ferreira – ANosa214 Informatica Educativa I NTEM - 2015
  • 2.  A corrente neocognivistas e a cibercultura
  • 3.  O que é o construtivismo  Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento."
  • 4.   De acordo com Libâneo, o construtivismo , na educação, refere-se a uma teoria em que a aprendizagem humana é resultado de uma construção mental e na interação com o outro . O ser humano tem uma potencialidade para aprender a pensar que pode ser desenvolvida porque a faculdade de pensar não é inata e nem é provida de fora. Assim o construtivismo pós-piagetiano incorpora contribuições de outras fonte s tais como o predomínio da linguagem em relação à razão e o papel da interação social na construção do conhecimento, a singularidade e a pluraridade dos sujeitos .
  • 5.  O construtivismo pós-piagetianismo na Pedagogia  O construtivismo pós- piagetianismo , aplicado no campo da pedagogia, traz um enfoque nas interações sociais assim a realização de atividades em pequenos grupos e em duplas, por exemplo, pode dar origem a trocas muito importantes , levando as crianças a tornar claro seu pensamento. Portanto, mais do que "ensinar" linguagem, o importante é criar ambientes ricos em diálogos e trocas.
  • 6.  Ciências Cognitivas  Tem a finalidade de investigar o desenvolvimento das questões do conhecimento associada ao uso de computadores . Seu objetivo é buscar novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição. Com a cibernética surgem a psicologia cognitiva que estuda o ser humano como processador de informações e a ciência cognitiva que aprofunda analogia entre mente e computador visando a construção de modelos computacionais para entender a cognição humana 
  • 7.  O que é cibercultura?  É a cultura atual acomodada na utilização das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço (espaço virtual) e das cidades.
  • 8.  Ciberespaço de aprendizagem  Nessa cultura contemporânea , o espaço é um meio de ensino aprendizagem (redes educativas) no cotidiano.  Essas redes educativas que vão construindo o conhecimento e que contemplam e articulam diversos espaços, tempos, linguagens .  Aprendemos com a diversidade e a pluralidades de referências que são chamadas de “estruturantes”
  • 9.  Os Fundamentos da Cibercultura  A interatividade, hipertexto, simulação, convergência, mobilidade e ubiquidade são os fundamentos da cibercultura mas ganham potencialidades por conta da materialidade plástica do digital e desta com as conexões sociotécnicas e culturais do ciberespaço com as das cidades
  • 10.  Redes de comunicação e aprendizagem  - Orkut  - Twitter  - Facebook  - youtube  - softwares educacionais  - jogos online
  • 11.   Como o construtivismo pós-piagetiano traz um enfoque nas interações sociais assim a realização de atividades em pequenos grupos e em duplas, por exemplo, pode dar origem a trocas muito importantes , levando as crianças a tornar claro seu pensamento. Portanto, mais do que "ensinar" linguagem, o importante é criar ambientes ricos em diálogos e trocas. Nota-se as interações sociais e os ambientes não são mais, necessariamente, de forma física mas que também pode ocorrer de forma Um desses exemplos, são os cursos oferecidos na plataforma a distância. Construtivismo pós-piagetiano x Cibercultura
  • 12. 
  • 13.   LIBANEO, José Carlos. As teorias modernas resignificadas pelo debate contemporâneo na educação  SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos . (ProPEd/UERJ)  Site:pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura, consultado em 17/2/2015  Site :pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo - consultado em 17/22015  Site:www.infoescola.com › Psicologia – consultado em 17/2/2015 Bibliografia
  • We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks