Slides

A corrente racional tecnológica no contexto da cibercultura

Description
1. A corrente racional-tecnológica no contexto da Cibercultura VERÔNICA NUNES – NTEM UFF TUTORA: GEISLA GRUPO 05 2. Características da corrente…
Categories
Published
of 13
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. A corrente racional-tecnológica no contexto da Cibercultura VERÔNICA NUNES – NTEM UFF TUTORA: GEISLA GRUPO 05
  • 2. Características da corrente racional-tecnológica:  Voltada para a formação de mão-de-obra qualificada para suprir as necessidades do sistema produtivo;
  • 3. Características da corrente racional-tecnológica:  Focada no resultado através da: formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.  Fundamentada na racionalidade técnica e instrumental, buscando a capacitação técnica de excelência. (Libâneo, 2005)
  • 4. Metodologia empregada na corrente racional-tecnológica:  Como o próprio nome já sugere, utiliza-se de ferramentas tecnológicas para disseminação do conhecimento, tais como: Computadores;  Mídias;  Jogos;  Celulares;  Etc.
  • 5. Habilidades da corrente racional-tecnológica  Currículo por competência;  Perspectiva economicista;  Organização curricular resultante de objetivos voltados para habilidades e destreza a serem dominados pelos alunos no percurso da formação. (Libâneo, 2005)
  • 6. Modalidades da corrente racional-tecnológica:  Ensino de excelência, para formar a elite intelectual e técnica para o sistema produtivo;  Ensino para formação de mão-de-obra intermediária, centrada na educação utilitária e eficaz para o mercado. (Libâneo, 2005)
  • 7. Outros pontos importantes desta corrente:  Centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica;  Transformação da educação em ciência;  Produção do aluno como um ser tecnológico;  Utilização mais intensiva dos meios de comunicação e informação e do aparato tecnológico.
  • 8. Ligação entre a corrente racional-tecnológica e a Cibercultura A corrente racional-tecnológica está diretamente ligada a Cibercultura, pois se utiliza de ferramentas computacionais visando um ensino técnico de excelência.
  • 9. Mais o que é Cibercultura? A Cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. (Alves, 2010)
  • 10. E o que é o ciberespaço? Ciberespaço é todo e qualquer espaço informacional multidimensional que, dependente da interação do usuário, permite a este o acesso, a manipulação, a transformação e o intercâmbio de seus fluxos codificados de informação. (Santaella, 2004)
  • 11. Utilização da Cibercultura na corrente racional-tecnológica
  • 12. Conclusão A corrente racional tecnológica de todas as correntes contemporâneas tem em sua essência a Cibercultura. Ela é difundida para a sociedade através do ciberespaço, que se transforma num ambiente de produção de conhecimento e de capacitação. Vislumbrando um ensino técnico de excelência.
  • 13. Referências Bibliográficas  Santos, Edméa. A Cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. (PROPED/UERJ), 2010.  Libâneo, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas resiginificadas pelo debate contemporâneo na educação. Goiânia, 2005.
  • Energia solar

    Jun 24, 2018

    Nossa história

    Jun 24, 2018
    Search
    Similar documents
    Related Search
    We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks