Documents

a escravidão no brasil juridico vol I

Description
By Ademir
Categories
Published
of 237
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
   Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiros A ESCRAVIDÃONO BRASIL ENSAIO HISTÓRICO-JURÍDICO-SOCIALPARTE 1ª(JURÍDICA)DIREITO SOBRE OSESCRAVOS E LIBERTOS eBooksBrasil  A Escravidão no Brasil - Vol. I - Agostinho Marques Perdigão MalheirosFonte digitalDigitalização de edição em papel de 1866Rio de Janeiro - Typografia Nacional - Rua da Guarda Velha1866Transcrição para eBookeBooksBrasil© 2008 Agostinho Marques Perdigão Malheiros  Nota Editorial O livro que o eventual leitor acaba de abrir é umdocumento histórico essencial para quem queira entender o quefoi a escravidão no Brasil. Escrito antes de 1888, por autordeclaradamente contra ela, chega a chocar, por se tratar de umadiscussão  jurídica sobre a escravidão, em tempos em que eralegal e, portanto, objeto de controvérsias em tribunais, comoqualquer questiúncula relativa à propriedade. Sim, porque oescravo representava um bem e era tido como tal. Mas havianuances. E é disto que a obra se ocupa.Tudo isso e mais o leitor poderá verificar sozinho, bemcomo o que foi feito nesta edição, a partir de uma fonte digitalde 1866.É importante destacar o que não foi feito . “Debido a lasuciedad y mal estado de muchas tipografías antiguas, el textoincrustado bajo la capa de imagen puede contener errores.Téngalo en cuenta a la hora de realizar búsquedas y copiarpárrafos de texto.” — Esta observação, constante da ediçãodigital do Corpus Juris Civilis pela Faculdade de Direito daUniversidade de Sevilha, faço-a minha, em alerta ao leitor.Mais ainda aqui, que não se trata de uma meradigitalização de obra, mas uma tentativa de nova edição (talveza 2ª) desta importante obra, cuidando-se de, para benefício dasnovas gerações, atualizar a grafia. Algo, porém, foi conservado,para que não se perca de vista tratar-se de obra do século XIX.As datas e referências, inclusive as latinas, não foramcompulsadas com outras fontes, nem com outro exemplar damesma obra. Cuidado que se recomenda, com ênfase, para  qualquer utilização acadêmica da presente edição.Não foi incluída a Errata , constante da edição srcinal,uma vez que os erros foram devidamente corrigidos. Mas,atente-se para a Nota — (que incorporamos aqui) “Outros errosé natural que tenham escapado. A benevolência do leitordesculpará” — Que igual benevolência tenha com os novos...Também não consta desta edição o  Índice Alfabético dasPrincipais Matérias , dispensável, creio, em uma edição digital.As referências ao Direito Romano podem ser conferidas,por quem o queira — e esteja disposto a fazê-lo — medianteconsulta e mesmo download (gratuito) dos exemplares digitaisdisponíveis na Biblioteca da acima mencionada Faculdade deDireito da Universidade de Sevilha:Pixelegis - La Biblioteca digital de derecho - Universidad deSevilla:http://bib.us.es/guiaspormaterias/ayuda_invest/derecho/pixelegis.htAcredito que, mesmo com todas as ressalvas acima, aleitura desta obra será útil e esclarecedora.Boa leitura! Teotonio Simões eBooksBrasil
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks