Documents

A Ética Do Membro Do Ministério Público

Description
etica dos membros do ministeiro publico
Categories
Published
of 32
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A ÉTICA DO MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO  ã A palavra ética é proveniente de “ethos”  , que, em grego, signifca o modo de ser. A defnição de ética é complexa e a tarea da conceituá-la é histrica, !astando, para sua compreensão, traçar tão somente algumas caracter sticas que proporcionem um norte acerca da noção do que seria a ci#ncia ética. ã A ética está ligada ao modo de ser, ao comportamento do ser humano, ou de grupos de pessoas $povos, civili%aç&es, componentes de uma profssão, etc.', inserido no conv vio em sociedade.  ã (eve-se ter a noção de que a ética, ou melhor, a ação ética, corresponde a todo o comportamento humano pautado, preocupado ou direcionado em !usca do que se)a o *melhor+, na concepção prpria de cada pessoa ou grupo de pessoa, tendo em vista normas morais criadas por cada um destes agentes éticos e que guiam, em tese, os seus comportamentos morais no contexto social em que estão situados. ã A (eontologia seria o estudo da ética aplicada s profss&es, é di%er, aos deveres éticos dos profssionais que os regem no seu cotidiano de orma a aprimorar o exerc cio da profssão por cada pessoa. A (eontologia  ur dica, por seu turno, e por dedução lgica, seria o estudo da ética aplicada s profss&es do ramo  )ur dico, no qual se inserem, destacadamente, os misteres dos advogados, dos magistrados e dos mem!ros do inistério /0!lico.  ã A simples leitura do dispositivo constitucional que trata do inistério /0!lico conere a noção da import1ncia dessa instituição no 2stado (emocrático de (ireito em que se constitui a 3ep0!lica 4ederativa do 5rasil, senão ve)amos6  – Art. 789 - : inistério /0!lico é instituição permanente, essencial  unção )urisdicional do 2stado, incum!indo-lhe a deesa da ordem )ur dica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indispon veis. ã A import1ncia é reorçada com a previsão dos princ pios institucionais do inistério /0!lico previstos no ;7< do dispositivo mencionado, quais se)am a unidade, a indivisi!ilidade e a independ#ncia uncional. : ;8< tam!ém reorça a relev1ncia do papel ao lhe assegurar as autonomias uncional e administrativa.
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks