Documents

A Industria Mineral Paulista

Description
Mineração São Paulo
Categories
Published
of 130
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A INDÚSTRIA MINERAL PAULISTA Síntese setorial do mercado produtor 2017  São Paulo2017 A INDÚSTRIA MINERAL PAULISTA SÍNTESE SETORIAL DO MERCADO PRODUTOR  Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Ficha Catalográfica - CRB-8/8154 C963i Cuchierato, GláuciaA indústria mineral paulista : síntese setorial do mercado produtor / Gláucia Cuchierato, Daniel Debiazzi Neto – São Paulo, 2017.128 p. : il.ISBN 978-85-93300-02-81. Mineração. 2. Mineração - Estado de São Paulo. 3. Indústria mineral. 4. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. I. Título. II. Debiazzi Neto, Daniel. CDD 622  Paulo Skaf  Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)  A importância da indústria mineral A indústria brasileira teve de romper uma série de obstáculos ao longo de décadas para crescer forte e diversificada.O setor industrial tem enorme importância não apenas no avanço de outros setores, mas do Brasil como um todo. Não se pode desconhecer, por exemplo, o importante papel da indústria de transformação como maior dinamizadora da economia: para cada R$ 1 produzido por ela, são gerados mais R$ 1,13 de produção pelos demais setores. É tam- bém o maior realizador de investimentos produtivos do setor privado, respondendo por cerca de 30% do total investido. Num círculo virtuoso de crescimento, a instalação de empresas indus-triais atrai outras empresas, criando e fortalecendo as cadeias produti-vas. Quanto maiores o adensamento e a complexidade dessas cadeias, maior será sua interação com os próprios setores industriais e com as outras áreas da economia – e maiores serão também o crescimento e o desenvolvimento econômico. A indústria mineral contribui de maneira fundamental para o forne- cimento dos insumos básicos para as cadeias produtivas. Ela está presente no vestuário, na alimentação, na moradia, na construção, ou seja, no dia a dia das pessoas, embora muitas vezes não seja percebida. Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de miné- rios, o consumo per capita ainda é extremamente baixo em relação ao índice dos países desenvolvidos. Daí a importância do trabalho do Comitê da Cadeia Produtiva da Minera-ção da Fiesp, Comin – em conjunto com as entidades que o compõem –, que atua no sentido de fortalecer os segmentos da indústria paulista de mineração, com o objetivo de alavancar a cadeia produtiva.É com essa meta que o Comin traz nesta publicação dados da indús-tria mineral brasileira, paulista, a potencialidade geológica e aspectos econômicos, produtivos, além do uso e das matérias-primas, as ca- racterísticas das indústrias consumidoras e os desafios da mineração.
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks