Documents

A Invenção Da Biografia e o Individualismo Renascentista

Description
Emylle
Categories
Published
of 17
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A Invenção da Biografia e o Individualismo Renascentista Emylle Melo e Bruna AragãoHistória Social - Jnio  A Invenção da Biografa e o Individualismo Renascentista   O ponto de partida deste artigo é uma insatisfação com a visão tradicional sobre seu tema e começa falando que Jacob Burckhardt afirmou que no Renascimento ocorreu um “desabrochar do individuo” e ele ilustrou sua afirmação com o fenmeno da aumento da biografia !inclusive a autobiografia #  Outro fato quase tão conhecido é que depois de Burckhardt aconteceu uma $revolta dos medievalistas$ contra a visão negativa que ele teve da %dade &édia' incluindo(se a) a idéia de que faltou a esse per)odo hist*rico um sentido de individualidade+ ,final de contas' podemos encontrar  biografias' se não' como -. foi dito' $em todas as épocas e  pa)ses$' ao menos em muitas culturas e per)odos#  A Invenção da Biografa e o Individualismo Renascentista  /eter Burke fala que o ponto de partida dele é uma e0peri1ncia  pessoal' mas ele não acredita que ela se-a peculiar a ele# 2uando lemos as biografias do Renascimento' ao invés de apenas consult.(%as em busca de informaç3es ou citaç3es' é dif)cil evitar uma sensação de estranhamento' um desconforto gerado pela frustração de nossas e0pectativas# O problema é que essas biografias não são !ou não são inteiramente biografias no sentido que damos ao termo# 4las não discutem desenvolvimento da personalidade' freq5entemente ignoram a cronologia e em geral introdu6em materiais aparentemente irrelevantes' dando uma impressão de aus1ncia de forma# , vida de 7ante por Boccaccio' por e0emplo' foi criticada por um estudioso por estar $sobrecarregada de anedotas“#  A Invenção da Biografa e o Individualismo Renascentista  O que mais desconcerta o leitor é que esses te0tos estão repletos de topoi ' anedotas sobre uma pessoa -. contadas sobre outras pessoas#  Os historiadores se acostumaram ao fato de escritores medievais usarem topoi dessa nature6a' tal como acontece no famoso caso da vida de 8arlos &agno por 4inhard' que adorna o biografado com as caracter)sticas her*icas de v.rios imperadores romanos#  /eter Burke coloca a questão de que como puderam os escritores do Renascimento ignorar a individualidade dessa maneira+
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks