Documents

A Música e o Psicoanalise

Description
essay about the Freud influence in music
Categories
Published
of 2
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A música e o psicoanaliseOs estudos acádemicos ao redor do psicoanalise, não deixam muito em evidência a infuência da promulgação das ideas do psicoanalise na música. Tem sido muito mais citada a infuência na aréa das artes visuais, nesta temos de orma clara o surrealismo, o expresionsmo astracto e o automatismo.!as com toda certe a a aparição do psiconalise criou, um impacto na sociedade #ue teria relexo na música, não s$ nos dias em #ue o psicoanalisesurgiu mas tamém nos dias de %o&e. A música tem sido repetidamente considerada como a arte das emoç'es. (ara muitos estudosos a música é ruto da necessidade %umana de expresarantas)as, aectos e emoç*es. +om o psicanalise e suas teorias sore a importncia e o poder do inconsciente, a relevncia dos son%os no entendimento da nossa realidade a cultura geral ao redor das emoç*es cresceu. Tendo como resltado direto na música a ampliação da#uilo #ue precisava expresar e se maniestar numa ora musical. -ma (eça como er/larte 0ac%t de Arnold 1c%oenerg mostra em a amplitude nova de expressividade, uma procura mais prounda e maior. -ma coisa #ue a%cei muito interessante é pensar nos dois lados da música o intérprete e o ouvinte. (ara este dois o psicoanalise ariu uma maior #uantidade de possiilidades para carregar o ato da interpretação tanto no caso do interprete como no caso do ouvinte #ue interpreta a#uilo é ouve na perormance. O psianalise tirou do tau muitas emoç*es #ue eram consideradas negativas e vergon%osas e colocou estas no plano da disucssão aerta, no n)vel de simples %umano gerando assim a capacidade de uma asociação mais intima para alguns ouvintes e intérpretes com a música. O psicoanlise não s$ gerou impacto na nova música mas tamém em como vemos as músicas de antes da aparição do psicoanalise. O piscoanlise gerouuma cultura #ue nos a sentir dierente a música de antes tamém. 1ore isto vale a pena ver como no mueso de 1igmund 2reud em 3ondres 4 T%e 2reud !useum 5 %ttps677888.reud.org.u/7 tem registro de uma programaçãode palestras sore psiconalise e musica e #ue não trata s$ os temas da musica contempornea 9 2reud mas tamém palestras sore personagens de operas como :om ;iovanni de !o art , uma revisão do repertorio para vo e piano de 1%ummann e 1%uert.0uma destas palestras pes#uiçando encontrei uma eita pelo psicoanalista Andrea 1aatini, onde ele di #ue uma das conex*es mais ortes #ue a música tem com o psicanalise é #ue tanto a música como o psicoanalise sãoexpriências de auditorio, onde é re#uerida interpretação da parte do executante como do ouvinte. Andrea 1aatini di tamém #ue para os psiconalistas a música tem uma om paralelo na improvisação musical, isto  por#ue na improvisação musical tamém se traal%am com padr*es asociados de modo livre coisa #ue acontocimento #ue sempre está a cargo do paciente #ue a a terapia de cura pela audição, na #ual tamém o terapista interpreta a#uela asociação. 
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks