Documents

A Pena de Morte

Description
A Pena de Morte TEXTO: A pena de morte é um tema controverso. Há quem defenda que deve ser praticada em casos de homicídio grave e voluntário, mas há quem defenda que a prisão perpétua pode ser um castigo mais penoso. Será que seres humanos podem tirar vidas a outros seres humanos? Que pensar do primeiro caso? Claro que deve haver uma punição, mas ela pode recair sobre um indivíduo inocente e, se ele morrer, é irreparável, não eficaz. Os opositores também dizem que é uma violação dos Direitos H
Categories
Published
of 4
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A Pena de Morte   TEXTO:  A pena de morte é um tema controverso.Há quem defenda que deve ser praticada em casos de homicídio grave e voluntário,mas há quem defenda que a prisão perpétua pode ser um castigo mais penoso. Seráque seres humanos podem tirar vidas a outros seres humanos?Que pensar do primeiro caso?Claro que deve haver uma punição, mas ela pode recair sobre um indivíduoinocente e, se ele morrer, é irreparável, não eficaz. Os opositores também dizemque é uma violação dos Direitos Humanos e que, por vezes, pode ser utilizada deforma a executar pessoas de minorias étnicas.Que pensar sobre o segundo caso?Os opositores dizem que pode servir de prevenção de futuros crimes e, além disso,está-se a pôr em prática a velha pena de Talião: olho por olho, dente por dente.Isto é o comportamento dos homens não evoluídos! Continua a ser primitivo ebásico.Presentemente, os únicos países democráticos que efectivamente praticam a penade morte são os Estados Unidos da América e o Japão.Em países como a China, Cuba, Irão e a maior parte dos países do Médio Oriente, apena de morte é aplicada com frequência.Alguns métodos de aplicação:AsfixiaFogueiraCrucificaçãoEsmagamentoEsmagamento por elefanteDecapitação (a espada, machado ou guilhotina)  DesmembramentoAfogamentoElectrocussão numa cadeira eléctricaCâmara de gásGarrote vilForcaInjecção letalO serrote “Está pois a pena de morte abolidanesse nobre Portugal, pequenopovo que tem uma grandehistória. (…) Felicito a vossanação. Portugal dá o exemplo àEuropa. Desfrutai de antemãoessa imensa glória. A Europaimitará Portugal. Morte à morte!Guerra à guerra! Viva a vida!Ódio ao ódio. A liberdade é umacidade imensa da qual todossomos concidadãos.” Poema de Victor Hugo – 1876, a propósito da abolição da pena de morte emPortugal ( o primeiro país europeu a fazê-lo).  Fotografias:1. Mapa de países com a pena de morte:Azul : Abolida para todos os crimes; Verde : Legalizada para crimes cometidosapenas em circunstâncias excepcionais (p.ex., crimes cometidos em tempo deguerra); Laranja : Abolida na prática mas legal; Vermelho : Pena de mortelegalizada .  2.Garrote vil:    3. Guilhotina:   4. Câmara de gás:  5. Injecção letal:6. Electrocussão numa cadeira eléctrica:   Trabalho realizado por:
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks