Magazines/Newspapers

A Teia da Vida e Enciclica

Description
A Teia da Vida e Enciclica
Published
of 2
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  Reflexão do livro “A Teia da Vida”, Fritjof Capra,  e da encíclica da Papa Francisco. Em “  A Teia da Vida ”, Fritjof Capra, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, nos apresenta uma proposta de compreensão dos sistemas vivos, a partir de uma nova percepção da realidade. Inicialmente o autor joga luz sobre a crise de percepção pela qual passa a ciência e a sociedade para em seguida a presentar como solução uma necessidade de mudança nessa percepção no sentido de que os problemas não podem ser compreendidos isoladamente, pois estão interligados; compreendendo, assim, uma visão de mundo como um todo, ou melhor, uma visão ecológica. Na sequência, o autor faz uma abordagem sobre as teorias dos pensamentos sistêmicos, afirmando que os organismos vivos são interdependentes, integrados, cujas propriedades não podem ser reduzidas a partes menores. O autor também faz uma discussão a respeito da teoria de autopoiese criada por Maturana e Francisco Varela. A autopoiese, segundo o autor, é um padrão de rede no qual a função de cada componente consiste em participar na produção ou na transformação de outros componentes.  Assim, entende-se que nesse sistema complexo que é a vida, não há partes independentes funcionalmente, mas sim interligadas, e dessa teia o homem é apenas um fio. O homem como um fio dessa complexa teia, que é a vida, é convidado pelo Papa Francisco, em sua encíclica, a cuidar do planeta.  A partir de um diálogo familiar, o pontífice alerta para a necessidade de nos preocuparmos com os problemas que dizem respeito a todos nós que vivemos na mesma casa comum, é preciso protegermos a casa comum a partir de um desenvolvimento sustentável e integral. Para isso apresenta o método de ver, julgar e agir. Ver o que está acontecendo em nossa casa, principalmente a deterioração da qualidade de vida humana e social; o julgar diz respeito a termos um olhar a partir da fé e da sabedoria dos relatos da criação, quando Deus criou o mundo e fez o homem para que dele cuidasse.  2  A tecnologia revela a inteligência, a criatividade, o poder do ser humano, mas quando é desordenada gera a morte. Estamos bitolados numa visão de “globalização” puramente pautada pelo critério tecnológico... Que gera a corrida pela produção, lucro, consumo, exclusão, violência, desigualdade social. O conceito de “ecologia” é amplo, não se limita à relação com a natureza (fauna e flora), mas é essencialmente uma relação do ser humano com o seu universo de relações! Não basta simplesmente o esforço para cuidar da natureza: a ecologia ambiental. É preciso promovermos uma consciência ecológica integral: Ecologia Econômica, Ecologia Social, Ecologia Cultural e Ecologia Humana.  A encíclica reflete e valoriza uma sensibilidade globalizada, ampla, profunda e pluridimensional: dados técnico-científicos, políticos, sociais, éticos, econômicos, culturais, religiosos... O pontífice encerra a encíclica convidando toda a humanidade a “agir” com uma educação e espiritualidade ecológicas.
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks