Slides

A trufa!

Description
Trufa ou túbera é o nome vulgar dado aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um género de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos. Possuem aspecto de mármore negro e bege. A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato. A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As melhores trufas brancas vêm de Alba[carece de fontes], pequena cidade italiana entre Turim e Milão, outra cidade onde se encontram muitas trufas de qualidade é San Miniato, na Toscana. Já as trufas negras se encontram na França, da região de Périgord e na Itália (Umbria e Toscana). Veja mais....
Categories
Published
of 9
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. Trufa ou também chamada túbera é um subterrâneo da espécie Tuber, que é um fungo da familia Tuberaceae. Os primeiros registos da sua existência e utilização é em 3.000 AC. gregos e romanos já a utilizavam com regularidade na cozinha.
  • 2. A trufa possui um aspecto de mármore negro e bege. Ela é única, podemos dizer de forma simplificada que o seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, funghi, chocolate, manteiga, cera, entre outros.
  • 3. Existem 32 espécies de trufas no mundo, mas apenas sete são comercializadas divididas em dois grupos: brancas e negras. A trufa branca é a mais apreciada na cozinha, devido ao ser aroma único, as melhores são as de Alba, uma pequena cidade em Itália entre Turim e Milão, cada quilo desta trufa pode custar cerca de 15 mil euros. Ela exige um cortador especifico, com lâminas ultrafinas, a espessura ideal é de uma folha de papel. A trufa negra tem um aroma mais acentuado, com superficie mais rugosa. Podem chegar a custar por cada quilo entre 700 e 2000 euros.
  • 4. Massas, arroz, batatas, comidas levas são brilhantes para trazer o delicioso sabor da trufa.
  • 5. Como as trufas são fungos que crescem dentro da terra, a colheita é chamada de caça. Isso ocorre, pois o olfacto do homem não é capaz de detectar o aroma e a sua presença, ao contrário dos animais. Na sua caça é ultilizado o cão ou os porcos, porque são animais com um olfacto muito apurado.
  • 6. A trufa negra e branca não se cultiva, é por isso que são de valor muito alto, porque são raras e complicadas de encontrar. As trufas crescem perto de algumas raizes de árvores, como o carvalho, aveleira e salgueiro. E cresce a cerca 40 centimetros da superficie.
  • 7. “O dono de um casino em Macau, na China, pagou US$ 300 mil (cerca de 233 mil euros) por duas trufas brancas gigantes (uma de 900 gramas e outra de 400 gramas). O bilionário Stanley Ho fez o lance vencedor no sábado durante um leilão beneficente.”
  • 8. João Filipe Carvalho Gonzalez nº8 CPR2 Disciplina: Serviço Cozinha e Pastelaria
  • We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks