Slides

A UNASUL E A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

Description
1. DIREITO FINANCEIRO E ECONÔMICO A UNASUL E A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA Roberta de Carvalho F. Silva- Unileste /MG 2. O QUE É A UNASUL? A UNASUL (União de…
Categories
Published
of 8
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. DIREITO FINANCEIRO E ECONÔMICO A UNASUL E A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA Roberta de Carvalho F. Silva- Unileste /MG
  • 2. O QUE É A UNASUL? A UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) é um bloco que visa a fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre as doze nações da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela –, além da participação, como observadores, de dois países da América Latina: México e Panamá.
  • 3. COMO SURGIU? Esse projeto foi proposto em 2004, durante uma reunião de Chefes de Estado e de Governo dos países sul- americanos, realizada no Peru, na cidade de Cusco. Nessa ocasião, foi estabelecida a Comunidade Sul- Americana de Nações, que passou a ser chamada de União de Nações Sul-Americanas em 2007, durante um encontro para discutir questões energéticas do subcontinente.
  • 4. A UNASUL É UM BLOCO ECONÔMICO? A Unasul, ao contrário, é uma entidade com propostas mais abrangentes. Ela tem metas políticas e estratégicas também, que incluem a criação de um parlamento, um conselho de defesa e um banco continental. Lá na frente, em um futuro ainda distante, a ideia é que tudo isso acabe resultando na formação de uma grande zona de livre comércio. Ainda assim, não dá para classificá-la como um bloco de interesses estritamente econômicos.
  • 5. INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA A integração da América Latina tem uma história que remonta à independência da América Hispânica e Brasileira, quando foi discutida a criação de um Estado regional ou a criação de uma confederação de nações latino- americanas para proteger a área recém-independente. Depois de vários projetos falharem, o tema não foi retomada até o final do século XIX, mas agora centra-se em torno da questão do comércio internacional e com um senso de pan-americanismo devido aos Estados Unidos da América, que tem um papel de liderança no projeto de integração regional.
  • 6. QUESTÃO A- (V) A UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) é um bloco que visa a fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre as doze nações da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela –, além da participação, como observadores, de dois países da América Latina: México e Panamá. B- (F) Esse projeto foi proposto em 2008, durante uma reunião de Chefes de Estado e de Governo dos países sul-americanos, realizada no Peru, na cidade de Cusco. 01) Marque V(verdadeiro) e F(falso) nas frases abaixo:
  • 7. C- (F) A UNASUL é um bloco econômico, pois dá para classificá-la como um bloco de interesses estritamente econômicos. Ela tem metas políticas e estratégicas também, que incluem a criação de um parlamento, um conselho de defesa e um banco continental. Lá na frente, em um futuro ainda distante, a idéia é que tudo isso acabe resultando na formação de uma grande zona de livre comércio. D- (V) A integração latino americana centra-se em torno da questão do comércio internacional e com um senso de pan- americanismo devido aos Estados Unidos da América, que tem um papel de liderança no projeto de integração regional.
  • 8. CONCLUSÃO Pode- se concluir que a idéia de conceder a essas organizações um propósito principalmente político não se tornou proeminente novamente até o período pós-Segunda Guerra Mundial, que assistiu ao início da Guerra Fria e de um clima de cooperação internacional, que levou à criação de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas em meados do século XX que organizações exclusivamente latino-americanas foram criadas.
  • Search
    Related Search
    We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks