Documents

A USO DO ADIJÁ.pdf

Description
A USO DO ADIJÁ Entender o uso do Adijá nos leva aos fundamentos do principal instrumento que Lemba/Oxalufã, se apresenta em dias de festas e em alguns fundamentos restritos do uso deste instrumento. O bastão, cajado que deve se manter de pé, para propagação e expansão da vida. Foi dado a Lemba/Oxalufã, por Nzambe/Olorum, o poder de guardar o segredo da vida e da morte representado em seu Sualemi/Ala. É uma repre
Categories
Published
of 4
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A USO DO ADIJÁ  Entender o uso do Adijá nos leva aos fundamentos do principal instrumento que Lemba/Oxalufã, se apresenta em dias de festas e em alguns fundamentos restritos do uso deste instrumento.   O bastão, cajado que deve se manter de pé, para propagação e expansão da vida.   Foi dado a Lemba/Oxalufã, por Nzambe/Olorum, o poder de guardar o segredo da vida e da morte representado em seu Sualemi/Ala. É uma representação do ar/atmosfera, que sobre a terra cobre tudo e todos como um manto.   o Seu cajado/bastão/vara o Opaxorô é simbolo de poder ancestral masculino/feminino. QUANDO ESTE ORIXÁ EM TRASSE EM SEUS FILHOS, PORTANDO O OPAXORÔ, ELE BATE COM FIRMEZA O SEU CAJADO NO CHÃO. É NO SENTIDO DE INVOCAR OS  NOSSOS ANCESTRAIS E TODOS OS SEUS FILHOS ORIXÁS, PÁRA REUNI-LOS COM ELE, TRAZENDO TODA A SUA FORÇA E AXÉ PARA A CASA .     O adijá nada mais é do que uma representação deslocada sintetizado do opaxorô e para o uso restrito dos mais velhos.   Quando um mais velho está usando o Adija, automaticamente ele está de posse de um instrumento de um grande axé. Pois é como se fosse o próprio Lemba/Oxalá que o esta empunhando, invocando toda uma linhagem ancestral divinizada e todos os Orixás.   Lemba/Oxalá é a luz do mundo, quando rezamos as rezas direcionadas a luz nós Rezamos a Lemba/Oxalá.   Sua representação sublime em forma de Adijá, conduz as nossas rezas, os nossos Inkisse/Orixás, o Muzenza/Iyaô recém nascido e acima de tudo o Adijá é a mão de Lemba/Oxalá nos guiando em todos os momentos de uso do Adjá.     O comercio nos oferece o Adijá em formas diferentes e confeccionado em metais diferentes; como o latão amarelo, o cobre, o inoxidável, as folhas de flande e até mesmo de alumínio mas, se, a representação simbólica do Adijá é uma representação da presença de Lemba/Oxalá, não seria correto a confecção deste instrumento em alguns metais, pois fugiria do fundamento básico que nos ensina que Lemba/Oxalá é um orixá do branco e que pode aceitar o azul claro e o cinza. Então o uso destes metais como o cobre e o metal ou latão amarelo não está dentro da base de fundamentos deste Santo e como tal não poderia representa-lo.      Isso é somente uma opinião minha, eu não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, pois para mim o certo e o errado é uma simples questão de aprendizado de cada um. Meu único  proposito aqui é divulgar o candomblé.    NGUNSO A TODOS MAKUIU.  
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks