Documents

A Utilidade Da Historia Da Pedagogia

Description
A utilidade da história da pedagogia Nóvoa ‡ A H. da Ed. é uma escola de educação, uma das fontes da pedagogia definitiva. ‡ Na ciência da educação, assim como em todas as ciências filosóficas, a história é a introdução necessária, à preparação para a própria ciência. ‡ A H. da Ed. fundamental como disciplina fundadora das Ciências da Educação. Lembra a formulação kantiana: A teoria sem a história é vazia; a história sem a teoria é cega . As ciências humanas e suas histórias ‡ As ciências huma
Categories
Published
of 10
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  A utilidade da história da pedagogiaNóvoa  A H. da Ed. é uma escola de educação, uma dasfontes da pedagogia definitiva.  Na ciência da educação, assim como em todas asciências filosóficas, a história é a introduçãonecessária, à preparação para a própria ciência.  A H. da Ed. fundamental como disciplinafundadora das Ciências da Educação. Lembra aformulação kantiana: A teoria sem a história évazia; a história sem a teoria é cega.  As ciências humanas e suas histórias  As ciências humanas são históricas, por natureza, tantopelos seus objetos como pelos seus modos deconhecimento.  A história é consubstancial à própria constituiçãodessas ciências.  Os homens que, no final do século XIX, se bateram pelaafirmação científica e institucional da Ciência daEducação.  Afirmavam que o ensino da pedagogia não podiadeixar de ser, simultaneamente, teórico, histórico eprático.  Citações:  os professores que refletiram sobre a teoria e afilosofia da sua profissão estão mais aptos pararesolver as dificuldades práticas com que se deparamno campo da educação. (Georges Dumesnil1888)  É possível ser um bom professor sem ter qualquerconhecimento da história da educação, do mesmomodo que um cidadão leal pode não conhecer históriado seu país. Este pode ser um especialista político, masnão será um estadista. Aquele pode ser um professor,mas não será um educador. (D. L. Kiehle1901)  A defesa de Nóvoa da História da Educaçãobaseia-se em quatro idéias principais: 1.  -A História é a ciência de uma mudança, umaciência das diferenças.  A História da Educação deve ser justificada, emprimeiro lugar, como História e deve procurarrestituir o passado em si mesmo, isto é, nas suasdiferenças com o presente.  A história é um modo o mais pertinente, o maisadequado de bem pôr os problemas de hojegraças a uma indagação científica do passado.
Search
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks