Documents

A Variação da Radiação Solar

Description
Embora a nível global se verifique um equilíbrio energético ou térmico no sistema Terra-Atmosfera, tal não acontece na maior parte das regiões do globo. Na zona intertropical (N e S)– a quantidade de energia recebida à superfície é superior àquela que é emitida, existindo assim um excedente térmico; Entre os 37º e os 38º (N e S) – verifica-se um equilíbrio entre a radiação adquirida e a perdida; Para as regiões situadas a partir dos 38º (N e S) – as perdas excedem cada vez mais a quantidade de
Categories
Published
of 7
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  EmboraanívelglobalseverifiqueumequilíbrioenergéticooutérmiconosistemaTerra-Atmosfera,talnãoacontecenamaiorpartedasregiõesdoglobo. Na zona intertropical(N e S)  – a quantidade de energiarecebida à superfície é superior àquela que é emitida,existindo assim um excedente térmico;Entre os 37º e os 38º (N e S)  – verifica-se um equilíbrioentre a radiação adquirida e a perdida; Para as regiões situadas a partir dos 38º (N e S)  – asperdas excedem cada vez mais a quantidade de energiarecebida.Apesar destas diferenças, o equilíbrio energético global é uma realidade , devido essencialmente à dinâmica daatmosfera que faz a transferência de energia entre as regiões excedentárias e deficitárias .  Factores de variação da radiação solar    A variação da radiação solar à superfície depende de vários factores: A forma esférica da TerraMovimentos de Rotação e TranslaçãorelevoTransparência da atmosferaTipo de superfície  A forma esférica da Terra constitui uma das principais razões pela qual a radiação solar diminui com a latitudeÀmedida que a latitude aumenta o ângulo de incidência diminui e a massa atmosférica atravessada pelos raios solares aumenta,fazendo com que as perdas por absorção, reflexão e difusão sejam maiores, logo, a quantidade de radiação recebida diminua.Por outro lado, quanto menor o ângulo de incidência maior é também a superfície pela qual a radiação se distribui, reduzindoconsideravelmente a quantidade de energia recebida por unidade de superfície e consequentemente a capacidade de aquecimento.
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks