Legal forms

Análise Crítica sobre a Gestão de Pessoas no Setor Público

Description
Este trabalho apresenta as discussões travadas no artigo que trata da capacitação de recursos humanos no serviço público, discutindo os problemas e impasses para a consolidação efetiva dessa área, para a qualificação profissional do servidor público. As transformações ocorridas no mundo do trabalho têm gerado uma necessidade maior de reflexões sobre seus impactos, e com isso tem apresentado novas exigências diante de um contexto motivado por avanços tecnológicos, qualificação profissional e valorização intelectual.
Categories
Published
of 16
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  Universidade Gama FilhoPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas no Setor Público Manoel dos Santos Rio de Janeiro2008  Universidade Gama FilhoPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas no Setor Público Manoel dos Santos Trabalho apresentadoao Programa de Pós-graduação daUniversidade Gama Filho,como requisito parcial para aavaliação da disciplina Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Públicosob a orientação da Tutora Patrícia DuarteRio de Janeiro2008  Sumário 1.   Introdução2.   Descrição3.   Apreciação Crítica4.   Considerações Finais5.   Referências  1.   Introdução Este trabalho apresenta as discussões travadas no artigo que trata da capacitação de recursoshumanos no serviço público, discutindo os problemas e impasses para a consolidação efetivadessa área, para a qualificação profissional do servidor público. As transformações ocorridasno mundo do trabalho têm gerado uma necessidade maior de reflexões sobre seus impactos, ecom isso tem apresentado novas exigências diante de um contexto motivado por avançostecnológicos, qualificação profissional e valorização intelectual.No que se refere ao segmento do setor público percebe-se que ainda não existe uma políticaefetiva de recursos humanos que atendam às necessidades do Estado. Com isso, o novocontexto exige das organizações públicas novas formas de lidar com os desafios apresentadospela globalização, onde as organizações públicas devem aprender a lidar com seuscolaboradores para atingir a alta performance para a realização de suas atividades burocráticasvisando atingir seus objetivos e metas e assim tornar-se eficiente e eficaz na prestação dosseus serviços ao cidadão.No Brasil especialmente, a maneira como é tratada a coisa pública tem influencia direta dedois momentos distintos. O primeiro trata da concepção patrimonialista onde o público eraconfundido com o privado e dessa forma não havia um comprometimento com o interessepúblico. O segundo momento é caracterizado pelas disfunções da burocracia no séculopassado, cujas características fundametavam-se no excesso de normas e regulamentos,restrições de iniciativas, desperdiço de recursos, alto nível de especialização. A altaburocracia era caracterizada pela extrema qualificação responsável pela definição deestratégias organizacionais que constituía o aparelho administrativo o que era utilizado comocritério para a ascensão nos cargos e carreiras.Como se pode perceber não havia qualquer preocupação neste período com a necessidade decapacitação da administração pública, uma vez que as formas de ingressos no serviço públicoocorria através dos concursos que por si só já garantias as competências e habilidadesnecessárias às atividades. Assim, o Brasil iniciou um processo de transformação a partir de1990 com a abertura política e econômica para as concepções neoliberalistas culminando,portanto na Reforma Gerencial do Estado em 1995 buscando agora efetivar a eficácia em suasatuações.
Search
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks