Slides

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA

Description
1. Novas ferramentas a favor do processo educativo. 2.  O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas?  Mas o que exatamente muda?  O que…
Categories
Published
of 12
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  • 1. Novas ferramentas a favor do processo educativo.
  • 2.  O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas?  Mas o que exatamente muda?  O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet?  O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível?  Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
  • 3. "A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos, a 410 quilômetros de São Paulo. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula.
  • 4. A internet nem sempre é imprescindível. José Junio Lopes, coordenador do laboratório de informática do Colégio Joana D’Arc, em São Paulo, exemplifica: "O aluno pode fazer apresentações em slides, usar editores de texto e elaborar planilhas e gráficos. Essas ferramentas de aprendizado não requerem a rede mundial de computadores".
  • 5. ASSIM DÁ ASSIM NÃO DÁ 1- Escolher conteúdos Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula. 1- Dar aula só de informática O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas. 2- Selecionar programas Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção. 2- Não ter planejamento A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.
  • 6. ASSIM DÁ ASSIM NÃO DÁ 3 -Fazer o roteiro da aula Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão. 3 -Achar que a turma sabe tudo Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas. 4- Incentivar a interação Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e- mails e fóruns? 4- Usar a sala para distração Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.
  • 7. ASSIM DÁ ASSIM NÃO DÁ 5- Usar jogos educativos Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica. 5 -Liberar o entretenimento Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula 6- Explorar o audiovisual A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os! 6- Deixar os alunos sozinhos Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios. 7 -Permitir que o aluno crie Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento. 7 -Censurar demais Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.
  • 8. ASSIM DÁ ASSIM NÃO DÁ 8- Evitar a desatenção Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado. 8- Ter poucas máquinas As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula. 9- Criar espaço lúdico Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações. 9- Ver o micro como rival Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.
  • 9. ASSIM DÁ ASSIM NÃO DÁ 10- Preparar-se bastante Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados. 10- Usar equipamento ruim Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.
  • 10. A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário,deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação . (Kenski, 1998)
  • 11. Escola municipal marquês de maricá Maricá,15 de março de 2012 professora:FLÁVIA Monteiro. t.511. Alunos(a): Lais L, Vitoria C, Brenner, Maycon TRABALHO DE HISTÓRIA Tema:Dia internacional da mulher História do 8 de março No dia 8 de março de 1857 Mulheres que trabalhavam numa fabrica de tecidos começaram a protestar contra os homens porque eles trabalhavam menos que elas e ganhavam mais protestaram e morreram carbonizadas num ato totalmente desonesto. Por isto o dia 8 de março de 1857 foi declarado o dia internacional da mulher. E ate hoje algumas mulheres trabalham mais que os homens e ganham menos. E as mulheres começaram a votar e ter seus direitos como mulher .E se não fosse aquelas mulheres que morreram a gente ainda estaria sendo discriminadas e desrespeitadas no trabalho e em casa.
  • Search
    Related Search
    We Need Your Support
    Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

    Thanks to everyone for your continued support.

    No, Thanks