Research

EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE ALTERNATIVO DA PODRIDÃO DOS FRUTOS DE MAMOEIRO CAUSADA POR Phytophthora palmivora NA PÓS-COLHEITA

Description
RESUMO GERAL OLIVEIRA, Thiago A. S. de. Universidade de Brasília, Fevereiro de 2012. Epidemiologia e controle alternativo da podridão dos frutos de mamoeiro causada por Phytophtora palmivora na pós-colheita. Orientador: Luiz Eduardo Bassay Blum. O panorama mundial da fruticultura é bastante dinâmico, influenciado, sobretudo, pelas mudanças edafoclimáticas e pelas doenças de pré e pós-colheita. O mamoeiro (Carica papaya L.) é apreciado no mundo todo e produzido nos países tropicais, principalmente nos estados brasileiros da Bahia e Espírito Santo. Os prejuízos pós-colheita são causados por doenças fúngicas, com destaque para a podridão dos frutos, causada por Phytophthora palmivora, de patossistema pouco estudado. Considerando que o controle químico geralmente é oneroso e impactante ao ambiente, procederam-se neste trabalho, estudos de componentes epidemiológicos e de controle alternativo da podridão dos frutos na pré e pós-colheita. Vinte um isolados de P. palmivora da Coleção de Phytophthora Arnaldo Gomes Medeiros do Centro de Pesquisa da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), foram avaliados quanto ao índice e potencial de velocidade de crescimento micelial, produção e potencial de produção de esporos; influência da temperatura, período de molhamento, concentração de inóculo, método de inoculação e estádio de maturação de P. palmivora na severidade da podridão dos frutos de mamoeiro na pós-colheita, assim como o biocontrole da doença com Trichoderma spp. e o controle com fosfitos e Acibenzolar-S-Metil. Os resultados obtidos sugeriram que os isolados de P. palmivora 356 e 1060 foram os mais agressivos e mais virulentos nos estudos in vitro e in vivo. O estádio de maturação e a concentração de inóculo influenciaram no aumento das lesões causadas por P. palmivora, assim como o período de molhamento entre 60-72 horas e a temperatura entre 25-30 °C. Entre os biocontroladores testados, o isolado de Trichoderma spp. 4088 apresentou 88,64% de controle, comportamento estatisticamente semelhante ao fungicida. Já o fosfito de potássio 240 g L-1 de K2O, 340 g L-1 de P2O5 e 5% de C7H6O3 (Reforce® + Acido Salicílico) foi eficiente no controle da doença quando aplicado aos 6 Dias Antes da Colheita (DAC) reduzindo a severidade da doença por meio de retardo na maturação na fruta, diferente do Acibenzolar-S-Metil cuja eficiência foram verificadas quando aplicados depois da colheita. Palavras-chave: Doença pós-colheita, controle alternativo, Patogênese e Carica papaya.
Categories
Published
of 111
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Related Documents
Share
Transcript
  0 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAINSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASDEPARTAMENTO DE FITOPATOLOGIA EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE ALTERNATIVO DAPODRIDÃO DOS FRUTOS DE MAMOEIRO CAUSADA POR Phytophthora palmivora   NA PÓS-COLHEITA THIAGO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA BRASÍLIA - DF2012  1 THIAGO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE ALTERNATIVO DAPODRIDÃO DOS FRUTOS DE MAMOEIRO CAUSADA POR Phytophthora palmivora   NA PÓS-COLHEITA Tese apresentada à Universidade de Brasília,como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, para obtenção dotítulo de  Doctor Scientiae .Orientador: Dr. Luiz Eduardo Bassay Blum BRASÍLIA - DF2012  2 THIAGO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE ALTERNATIVO DA PODRIDÃO DOS FRUTOSDE MAMOEIRO CAUSADA POR Phytophthora palmivora   NA PÓS-COLHEITA Tese apresentada à Universidade de Brasília, comoparte das exigências do Programa de Pós-Graduaçãoem Fitopatologia, para obtenção do título de  Doctor Scientiae .APROVADA: 29/02/2012__________________________________________________________Prof  a . Dr a . Sueli Correia Marques de MelloExaminador (Embrapa/Cenargen)___________________________________________________________Prof. Dr. Alexei de Campos DianeseExaminador (Embrapa/Cerrados)____________________________________________________________Prof. Dr. Osvaldo Kiyoshi YamanishiExaminador (UnB/FAV)_____________________________________________________________Prof. Dr. José Ricardo PeixotoExaminador (UnB/ FAV) _________________________________________________________ Prof. Dr. Luiz Eduardo Bassay BlumOrientador (UnB/FIT)  3 A Deus, senhor da minha vida. AGRADEÇO A todos os Professores da UnB,UFRPE e da UESB, que em muitocontribuíram para esse momento. DEDICO Aos meus pais Jaime e Ariadenes,aos meus irmãos Saulo e Lucas eminha esposa Elizabeth. OFEREÇO
Search
Similar documents
View more...
Tags
Related Search
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks