1
Apontamentos de apoio para a disciplina de Educação Física
 
2. HISTÓRIA DA MODALIDADE
É difícil de localizar de modo preciso a data e a srcem do Râguebi.Os jogos de bola remontam à Antiga Grécia. Apesar dos nomes dos jogadores variarem, as noções de terreno, das linhas medianas e de marcaçãocontinuam presentes.Os jogos ancestrais, como o futebol, são os percursores da modalidade.Nos anos que se seguiram, o Râguebi desmarcou-se definitavamente dofutebol e em 1846 apareceram as primeiras regras escritas da modalidade eem 22 de Junho de 1871 as leis de jogo são adoptadas.Difundiu-se facilmente nas IlhasBritânicas e depois pelo Mundo, atraindo a juventude pelo seu carácter de combate epelo seu espectáculo.O contacto sucessivo entre as naçõescom um Râguebi mais desenvolvido fez comque o jogo se aperfeiçoasse, tendo contribuído para a sua evolução.Em 1970 houve uma mudança da bola de bexiga de porco para
"vessie" 
de cauchu. É adoptada uma bola oval por favorecer o jogo à mão.O jogo de Râguebi surgiu em Inglaterra no anode 1823, quando, num colégio da cidade, o alunoWilliam Webbs Ellis, que disputava um jogo de futebol,desobedeceu às regras, agarrou na bola e correu comela para dentro da baliza. Graças a esta acção, W. Ellisdeu a possibilidade aos jogadores de utilizar o jogo aopé e à mão numa mesma modalidade.
 
 
2
No ano de 1872 criou-se o 1º Clube de Râguebi Francês por jogadoresde Oxford e Cambridge: Haure Atletic.Em 1875 deu-se a mudança do número de jogadores de 20 para 15.Um ano mais tarde fundou-se a International Board.A fundação da Federação Internacional de Râguebi Amador (FIRA) foi em1934.A primeira edição da Taça do Mundo foi organizada em 1897 e no anode 1996 oficializou-se o profissionalismo no jogo de Râguebi.A nível mundial, as competições mais importantes, cujos acontecimentossão amplamente divulgados pelos órgãos de comunicação social, são:-
O "Torneio das 6 Nações" 
(Países Britânicos + França + ).
- A Taça do Mundo,
com a fase final disputada de 4 em 4 anos.
 
-
O "Torneio das 3 
Nações do hemisfério
Sul" 
(Nova Zelândia, África de Sul eAustrália).
Os países fundadores dos foros internacionais foram: 
International Board- Países Britânicos, África do Sul, Austrália e Nova ZelândiaF.I.R.A.- França, Itália, Roménia, Espanha, Portugal, Alemanha, Suécia,Republica Checa.
 
 
3
Em Portugal, o Râguebi surgiu no início do nosso século, com o primeiro jogo realizado a 11 de Dezembro 1903, em Cruz Quebrada.Algumas datas importantes:
 1903- Primeiro jogo
 1926- Criação da Associação de Râguebi de Lisboa
 1927- Primeiras provas oficiais em Portugal. (dos 4 clubes da A.R.L. –Sporting, Benfica, Ginásio e Carcavelinhos- apenas o Benfica se mantevesempre em actividade, criando mesmo um filiado – o Sport Lisboa eolivais- para ter adversários. O Sporting, que foi um dos grandesimpulsionadores do Râguebi em Portugal, atraído por outras modalidades,abandonou as competições em 1935/ 36).
 1928: O Belenenses inscreve-se no Campeonato. Embora não fundadorda A.R.L. é o segundo clube mais antigo.
 1540- A Associação Académica de Coimbra inscreve-se nos JogosDesportivos Universitários.
 1952: Fundação do CDUL.O Râguebi em Portugal está a mudar.Os resultados alcançados pelas nossas equipas mais representativas,na última década, permitem-nos com orgulho, mas sem vaidade desmedida,
 
 
4
realçar a qualidade de alguns dos treinadores, árbitros e jogadoresportugueses.É verdade que em termos quantitativos ainda estamos aquém, mas comperseverança, dedicação e estudo podemos lá chegar.A par da formação de quadros técnicos, o aumento do número depraticantes e a qualidade das infra-estruturas é outro desafio que temos pelafrente.A divulgação da modalidade é fundamental.A entrada do Râguebi nas escolas, em 1996, fazendo parte dosprogramas curriculares da disciplina de Educação Física, foi o primeiro passo.A criação de Grupos/ Equipas de Râguebi Escolar tem aumentado epermitiu que, pela primeira vez, Portugal participasse com uma SelecçãoEscolar no Torneio Internacional, realizado em Junho deste ano. Seguir-se-á,forçosamente, a interligação do Râguebi Escolar aos clubes existentes e acriação de novos clubes a partir desta realidade.Para isso acontecer, é necessário sensibilizar as autarquias e considerá-las como parceiros imprescindíveis no desenvolvimento desportivo.
O Râguebi no Feminino
Como qualquer outra modalidade, que até pouco tempo atrás eraconsiderada só para homens, o jogo de Râguebi conta actualmente comdiversos Campeonatos de renome internacional vocacionados para o feminino.Em muitos países são organizados Campeonatos Nacionais, mas emPortugal existem apenas algumas equipas.A equipa da FCDEF- UC já disputou diversos Torneios Internacionais, naCorunha, em Amesterdão e em Coimbra.
of 52