PROPOSTA DE REDAÇÃO (ENEM) / PROF. MARLOS
PROPOSTA
 Jornal do Brasil 
, Rio de Janeiro, 197)
!on"er a de#"r$i%&o da# 'ore#"a# #e "orno$ $a
 *rioridade $ndia, e n&o a*ena# $ *ro+ea
 +ra#ieiro. (...) Re#"a o-e, e "odo o *ane"a, a*ena# da 0o+er"$ra 'ore#"a oriina. A E$ro*a O0iden"a *erde$ 99,7 de #$a# 'ore#"a# *ri2ria#3 a 4#ia, 953a 4'ri0a, 93 a O0eania, 73 a A6ri0a do Nor"e,
3 e a A6ri0a do S$, 85. !er0a de 58 da#'ore#"a# "ro*i0ai#, $e 0o+ria oriinaen"e 15i:e# de ; $adrado# (1,5 +i&o de e0"are#),de#a*are0era na# <"ia# d60ada#. No 0a#o da
Aa=>nia ?ra#ieira, o de#a"aen"o da rei&o, $ea"6 197@ era de a*ena# 1, #a"o$ *ara $a#e 18 e1999. a 2rea do "aano da Fran%a de#a"ada ea*ena# B@ ano#. !ea.
Pa$o Ad2rio,
Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace
(!a$o#,
 
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 7% dos metais e !% da produção de madeiramundial" #"""$onta&se que 'a(atma )and(i, ao ser perguntado se, depois da independência, a *ndia perseguiria o estilo de+ida britnico, teria respondido- .#"""$ a )rã&/retan(a precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar suaprosperidade quantos planetas não seriam necess1rios para que um país como a *ndia alcançasse o mesmo patamar2. 3 sabedoria de )and(i indica+a que os modelos de desen+ol+imento precisam mudar"
O planeta é um problema pessoal - Desenvolvimento sustentável.
.'.or.+r 
 De uma coisa temos certeza a terra n!o pertence ao homem branco" o homem branco é #ue pertence $ terra.  Disso temos certeza. %odas as coisas est!o relacionadascomo o san&ue #ue une uma 'am(lia. %udo está associado. O #ue 'ere a terra) 'ere também os 'ilhos da terra. O homem n!o tece a teia da vida" é antes um de seus 'ios. O#ue #uer #ue 'a*a a essa teia) 'az a si pr+prio.
Tre0o de $a da# 2ria# er#:e# de 0ar"a a"ri+$da ao 0e'eSea""e, da "ri+o S$$ai#. A 0ar"a "eria #ido endere%ada ao *re#iden"e nor"eGaeri0ano, Fran;in Pier0e, e 185, a *ro*H#i"o de$a o'er"a de 0o*ra do "erri"Hrio da "ri+o 'ei"a *eo oerno do# E#"ado# nido#.
PINSK, Jaie e o$"ro# (Or.).
 ,ist+ria da América através de tetos.
B ed.
S&o
Pa$oC !on"e"o, 1991
.
 stouindi&nadocom a'rasedo presidente dos stados /nidos) Geor&e Bush.
45omos os maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais parae+itar uma recessão na economia americana6"
R. ., O$rino#, SP. (!ar"a eniada  #e%&o
Correio
 da
 0evista Galileu
. Ano 1@, -$no de @@1).
!o +a#e na ei"$ra do# $adrino# e do# "e"o#, redi-a $ "e"o di##er"a"ioGar$en"a"io #o+re o "eaC
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao de#enoer o "ea *ro*o#"o, *ro0$re $"ii=ar o# 0one0ien"o# ad$irido# e a# re'e:e# 'ei"a# ao ono de #$a 'ora%&o. See0ione, orani=e e rea0ione ar$en"o#, 'a"o# e o*ini:e# *ara de'ender o #e$ *on"o de i#"a, ea+orando *ro*o#"a# *ara a #o$%&o do *ro+ea di#0$"ido e #e$ "e"o. S$a# *ro*o#"a# dee deon#"rar re#*ei"o ao# direi"o# $ano#.
O+#era%:e#C
Le+reG#e de $e a #i"$a%&o de *rod$%&o de #e$ "e"o re$er o $#o da odaidade e#0ri"a 0$"a da n$a.
O "e"o n&o dee #er e#0ri"o e 'ora de *oea (er#o#) o$ narra"ia.
O "e"o deer2 "er no nio @ ($in=e) ina# e#0ri"a#.
A reda%&o deer2 #er a*re#en"ada a "in"a.
of 2